CURSO ON-LINE: ROTEIRO DE CINEMA – A anatomia de uma história

CURSO ON-LINE AO VIVO: ROTEIRO DE CINEMA

A ANATOMIA DE UMA HISTÓRIA

COM ROMEU DI SESSA

DATAS: QUARTAS – 08 a 29/ JULHO

HORÁRIO: Das 19h às 22h

CARGA HORÁRIA: 12 horas

CURSO ON-LINE AO VIVO: R$200,00

*O evento será on-line ao vivo pelo Sympla Streaming. Você deve baixar o aplicativo Sympla e o Aplicativo Zoom e fazer o seu cadastro.

INSCREVA-SE NO LINK

APRESENTAÇÃO:

O workshop é direcionado a iniciantes, bem como iniciados na vivência dramatúrgica, que estejam dispostos a ampliar conhecimentos e explorar novas perspectivas. 

O objetivo é oferecer ao aluno uma visão ampla do que ele pode fazer com suas ideias para deixá-las bem estruturadas, como pede a boa dramaturgia. O foco principal é o roteiro de cinema, no entanto, o conteúdo é de grande valia para quem deseja desenvolver projetos para TV, teatro, games, webseries, branded content, publicidade, documentários, HQ, monografias, redações, livros, enfim, qualquer atividade que envolve dramaturgia, ou seja,  a arte de “contar histórias”.

CRONOGRAMA:

PARTE 1

Premissa que o curso defende; Desenho do Paradigma; Os Três Atos; Elementos de cada um dos atos; A apresentação da “Fraqueza Moral” do personagem; Arquétipos; Definição de expressões e conceitos que permeiam a dramaturgia como: Conflito, Subtexto, Subtrama, “show, don’t tell”, “On the nose”, Deus Ex-Machina, Clockticking, Domínio do patois dos personagens, Os dois lados têm que ter razão, O Fluxo de Informação, Tipos de histórias quanto ao Plot, O Processo de Criação, et cetera; Qual a função do roteirista dentro de uma equipe e quais seus limites; A importância da Pesquisa; Projeção de um vídeo (5 minutos) que “simula” como pode ter sido a criação do roteiro do filme “Uma Linda Mulher”; Projeção condensada do filme “Pais e Filhas”, com a finalidade de detectar os pontos principais das duas tramas que integram a obra; Master Scene.

PARTE 2

Projeção e análise de um filme, cena a cena, explicitando a função dramática de cada uma delas; Ainda durante a análise, retomada do conteúdo explanado na “Parte 1”, a fim de reforçar o entendimento do conteúdo e exercitar a capacidade de reconhecer os elementos do roteiro na estrutura fílmica.

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: 

A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler

Manual de Roteiro, de Syd Field

Story, de Robert Mckee

PREPARAÇÃO PARA O CURSO:

É pré-requisito que os alunos assistam aos filmes: “Uma Linda Mulher” e “Pais e Filhas”.

PÚBLICO ALVO: Aberto a Todos. 

SOBRE O MINISTRANTE: Romeu di Sessa é roteirista e diretor há 25 anos. Teve duas peças encenadas, “Do Lado de Dentro”, que também dirigiu e “Adão, Eva e Mais uns Caras”, direção de Ernesto Piccolo. Escreveu roteiros para os programas “Alô Doçura” do SBT, “Você Decide” e “Vida ao Vivo” da Rede Globo. Roteirizou as séries: “Destino Lua de Mel”, “Ciência em Casa” e “Copa do Caos”. Dirigiu o programa “Rally dos Sertões” da Record e uma temporada do programa “Diário do Olivier”. O curta Átimo, dirigido e roteirizado por Sessa, recebeu 8 prêmios, entre eles o Kikito de Melhor Filme. Colaborou na elaboração dos longas “Minhocas” e “Confia em Mim”. 

INSCREVA-SE NO LINK