Ser careca, ser feliz, ser atriz

“Vamos fazer assim, eu cuido de você, você cuida de mim.

Não desisto de você e nem você de mim.

Vamos até o fim.

Dá a mão pra mim.”

Lucas Lucco

 

Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_1 Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_2

Recebi um convite muito especial para ser protagonista do clipe musical “Mozão” do novo álbum do cantor Lucas Lucco. Ao ler o roteiro me apaixonei na mesma hora pela oportunidade de poder viver uma mulher com câncer de mama. Uma história de amor, apoio e superação. E quem não sonha em viver um grande amor? Eu sonho. E foi uma delícia poder dar vida a isso.

Sou atriz. Nasci assim, não tem jeito. Com dez anos de idade já estava nos palcos representando vidas de personagens que ajudaram a ilustrar a mulher que me tornei hoje.  Não sei negar a oportunidade de um bom papel. E como geminiana, amo desafios.

Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_10

Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_11

Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_12

A cena de raspar os cabelos foi um presente. Mostrar apenas com o olhar, sem falas, sem sons, um turbilhão de sensações que se passaram em minha mente. Cinema mudo. Lágrimas no rosto. Eu olhava para o Lucas, que não é ator e ele chorava junto comigo. Toda a equipe emocionada. O pensamento em todas as mulheres que estariam morrendo naquele exato momento por causa do câncer de mama e na lembrança o meu pai, que falecera recentemente também vitimado por um cruel câncer.

Para a Tha, atriz, raspar os cabelos não teria tanta importância. Mas sei o quanto é difícil para quem sofre desta doença. E tentei me colocar na mesma situação para fazer esta cena. Entrega total. Doação. Meus cabelos por uma causa. Minhas madeixas em troca da informação através da emoção.

Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_13

“Muitas mulheres morrem simplesmente por ignorância. Por não quererem fazer o tratamento, por não quererem ficar carecas.”

Drª Elisa Neiva Vieria do Grupo Andanças

A revolta. Fiquei chocada ao saber de casos de mulheres que foram abandonadas por seus maridos. Não podemos generalizar, muitos companheiros são exemplares, mas soube de alguns casos em que a mulher não saía de casa, isolada. Desistindo do tratamento por questões estéticas e simplesmente morrendo desta forma. Tudo poderia ser tão mais simples se não houvesse tanto preconceito. Uma verdadeira falta de informação para estas mulheres e para seus parceiros. Vejo que a missão deste clipe foi justamente mostrar o lado oposto. O respeito, o companheirismo, a união, o apoio. Câncer de mama tem cura, e o primeiro passo é você saber disso.

Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_14

Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_15

O prazer de fazer o bem é algo grandioso demais, e é neste exato momento que o trabalho deixa de ser só trabalho e se torna uma missão. Se comunicar em massa com a sociedade ao nosso redor através de uma mensagem, uma música e belíssimas imagens. Pois se há uma forma verdadeiramente eficaz em mudar o ser humano, é através do exemplo.

Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_6 Clipe Mozão_LucasLucco_ThaLopes_5

Para mim, a sensação de ficar careca mostra uma mulher com atitude, força e personalidade. Mostra uma mulher que quer vencer, que não liga para o que os outros falam, uma mulher com a auto-estima lá em cima, repleta de confiança para vencer e lutar pelos seus sonhos. Mas entendo que para a personagem, ou uma paciente denuncia seu real estado.

É doloroso demais, pois traz o fantasma da morte.  A tristeza do adoecer acompanhada da possibilidade de morrer, isto assusta a todas sem exceção. A noticia da perda do cabelo é encarada com tranquilidade ate o momento em que ela realmente acontece.”

Drª Maria Elisa.

Infelizmente senti na pele o que mulheres com câncer passam, pois as pessoas nas ruas me olhavam de forma estranha, com pena, assustadas. Os rapazes não tinham coragem de olhar em meus olhos. Percebia a frieza dos meninos. De fato uma mulher careca os assusta. Algumas pessoas vieram chorando perguntar se eu estava doente. Achei engraçado, pois imaginei que se eu estivesse doente, com a auto-estima lá em baixo, todas estas situações serviriam para me deixar ainda mais abalada emocionalmente.

O clipe teve mais de seis milhões de acessos em menos de duas semanas. Estou muito feliz. Foi tudo feito com muito amor e carinho. Divulguem, compartilhem, passem adiante esta mensagem. Não sabemos como será o nosso dia de amanhã. E todos nós estamos sujeitos a passar por uma situação real e delicada como esta. Os homens e as mulheres precisam de mais informação. Menos preconceito. Menos preocupações com a estética, mais conteúdo, mais amor no coração. E é para isso que serve a arte. Já diria meu mestre no teatro Antunes Filho, que uma obra de arte, para ser arte, deve incomodar. O expectador pode nem sequer entender ou gostar, mas deve se sentir incomodado de alguma forma. Isso é arte. Quando se muda o ser humano através das emoções.

Assista ao clipe que cito neste texto.

 

Vendo este olhar preconceituoso, pensei em aproveitar o estado careca e fazer uma campanha de fotos na internet. Sem cachê, consegui a fotógrafa Bella Tozini, o fotógrafo Marcelo Hein, o ator Felipe Folgosi e o designer Guto Silveira para mostrar em fotos lindas com frases de impacto, uma campanha contra o câncer de mama. Estas fotos estão disponíveis para serem compartilhadas nas Redes Sociais. E prezam por mostrar a beleza de ser careca. Um detalhe importante, meus cabelos já haviam crescido um mês após as filmagens do clipe, e decidi por livre e espontânea vontade raspá-los novamente. Valeu à pena o resultado.

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_6 

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_7

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_8

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_10

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_9

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_1

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_2

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_3

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_4

Campanha contra o câncer de mama_Atriz Tha Lopes_Clipe Mozão_Lucas Lucco_Felipe Folgosi_5

“Câncer de mama tem cura: Você.”

Passe essa mensagem adiante!

*Dia 5 de fevereiro é o dia nacional da mamografia.

Uma conquista recente no Brasil.

Faça o auto-exame!