No fundo só o que todo mundo quer é um pouco de atenção.

THA_LOPES-2699

Pois é.. Por que será que nós temos apenas uma boca e dois ouvidos?
Quando você começa uma conversa com alguém, saiba que você deve ouvir mais do que falar. Aí você se dá a oportunidade de conhecer muito mais a pessoa que está na sua frente. Mas isso normalmente não acontece. E sim o oposto.
A necessidade de desabafar do ser humano é tão grande, que muitas vezes o que observo nas conversas alheias é uma guerra de quem consegue falar mais da sua própria vida. Do seu próprio umbigo. Dos seus próprios pontos de vista.
Eu sou uma educadora, mas sei que neste ponto em questão eu mesma ainda tenho muito que evoluir. A gente aprende sempre. E muitas vezes com os próprios erros. O importante é detectar isso e querer melhorar.
Hoje sou muito melhor que ontem, e pretendo ser muito pior que amanhã. Quero poder fazer um auto estudo de tudo que posso mudar a cada dia, e evoluir de forma consciente.
O que eu tenho a ganhar com isso? Muita coisa. A primeira delas pude perceber ainda esta semana. Acho que meus ouvidos devem estar afiados. Pois estou ouvindo muito mais as pessoas. E é impressionante que o fato delas serem simplesmente ouvidas muda completamente a forma como elas agem com você. E você ganha muito em poder observá-las, abertas, escancaradas, como elas realmente são. Pequenas essências. Belos poemas à sua frente. Pois é neste momento que você pode ver a verdade daquele ser humano. Que olha com olhos confiantes para você e te conta com um prazer imenso coisas íntimas de sua vida, experiências que teve e quer compartilhar, e você simplesmente escuta. Quando a pessoa termina de falar com um sorriso imenso de alívio, aí sim, se você tem uma boa contribuição, é este o momento de falar… Falar para somar com o outro. Assim acontece de verdade a troca de energia. Pois antes você doa os seus ouvidos, e a pessoa, as suas experiências, pensamentos e convicções. Depois você filtra, digere e contribui de alguma forma para a melhora daquele ser humano à sua frente.
Ah mas falar e ser ouvido é tão bom… Sim! Com certeza a recíproca é verdadeira. Você terá amigos sinceros que irão te ouvir sempre que você precisar.
Não entre em guerra verbal. Polêmica não leva a nada. Dar a sua opinião é um direito seu. Mas saiba que nem sempre você estará certo perante a opinião dos outros.
Respeite os mais velhos. Seus familiares, os seus superiores hierárquicos, ou mesmo aquelas pessoas que em determinadas coisas possuem mais tempo de experiência naquilo que você faz ou trabalha. São seres com mais experiência de vida do que você.
Abra bem os olhos, abra um bonito sorriso, afie seus ouvidos e deixe fluir a conversa. Respire. Entenda. Faça uma digestão sem pressa das idéias colocadas. E contribua de forma suave e alegre. Por que se não for para agregar algo, para que você vai falar? Simplesmente por falar?
Ah Ce mi jura?
E se você quiser muito falar e não tiver quem te ouvir naquele exato momento… então escreva…
Simples assim.

Deixe uma resposta